quarta-feira, 25 de maio de 2011

Prefira Vidro


Quando foi criado em março de 2010 há exatamente 1 ano, O Tao do Consumo tinha o compromisso de orientar, conscientizar e mobilizar a sociedade para um fato que passa despercebido da maioria das pessoas: a embalagem faz parte do produto e, em muitos casos interfere em seu conteúdo. Por esse motivo e para aprofundar o tema VOCÊ É O QUE VOCÊ COME NA EMBALAGEM QUE VOCÊ CONSOME, estamos lançando a campanha Prefira vidro.
Prefira vidro foi criada porque depois de tanta informação divulgada, depois de tantas entrevistas e palestras e depois de ouvir centenas de pessoas perguntando qual a solução para evitar a contaminação pelos desreguladores endócrinos, onde o Bisfenol A tem ocupado um espaço de destaque sendo proibido na União Europeia, Canadá, Costa Rica, China e Malásia além de 8 estados americanos.
O Bisfenol A está presente em embalagens plásticas e latas de conservas e bebidas. Embora muito se fale das mamadeiras é preciso lembrar que as latas de refrigerantes estão presentes na vida das crianças. As conservas alimentares também estão integradas a alimentação do dia a dia. Qual a solução? Resolvemos assumir uma postura dizendo claramente EMBALAGENS: PREFIRA VIDRO.
Se você, assim como nós, quer o melhor para você e para o mundo, ajude a divulgar esse selo. Participe da campanha Prefira vidro colocando esse selo em seu blog.

Um grande abraço e muito obrigada
Fernanda Medeiros e Fabiana Dupont

Nos países industrializados, as embalagens alimentares representam cerca de 50 % do total de embalagens produzidas. O papel é biodegradável e o vidro é 100% reciclável.
Então, prefira vidro e papel.

O bisfenol A é uma substância química que provoca câncer, diabetes, distúrbios sexuais e neurológicos. O bisfenol é usado na fabricação de embalagens plásticas e no revestimento interno de latas de comida e bebida.
Então, prefira vidro.

A indústria plástica gastou no ano passado, nos Estados Unidos, cerca de 2 milhões de dólares para que proibição ao bisfenol fosse retirada de uma proposta de lei da Califórnia e pressionou fortemente o senado americano para que uma emenda da Senadora Dianne Feinstein que limitava o uso do bisfenol nem fosse a votação. Então, agora que você já sabe disso, prefira vidro.

Na Europa, assim como na Costa Rica, o bisfenol foi proibido em embalagens de produtos para criança.
Então, se você não mora lá, prefira vidro.

No Brasil, a Anvisa determinou que todo alimento traga no rótulo a informação sobre a presença (ou não) de bisfenol na embalagem. No Brasil, o Bisfenol ainda é permitido.
Então, se você mora aqui, prefira vidro.

Não é o que desejamos, mas se o vidro for jogado no lixo comum, ele – por se tratar de uma substância inerte, não vai contaminar lençóis freáticos nem agredir a atmosfera.
Então, prefira vidro e recicle o lixo.

Vidros para compotas ou conservas podem ser reaproveitados por toda a sua vida útil sem contaminar alimentos, nem transmitir odor ou interferir no sabor.
Então, em casa, prefira vidro, cerâmica ou aço inox.

Se você tem mais de 30 anos, lembra facilmente das garrafas retornáveis de refrigerante e cerveja. Se você tem mais de 50, talvez lembre que um caminhão entregava diariamente nas leite em garrafa de vidro. Hoje o caminhão ainda passa, mas as garrafas são de plástico e o leite vem com bisfenol.
Então, prefira vidro e diga isso para as empresas que vendem o que você come (e bebe).

Dizem os fabricantes que as embalagens de plástico e alumínio têm invadido o mercado devido ao seu baixo custo, leveza e versatilidade. Será que eles sabem quanto custa ficar doente?
Então, se você sabe, prefira o vidro.

Prefira vidro é uma campanha voluntária de O Tao do Consumo. Nossa opinião está cuidadosamente embasada em evidências científicas. Então, prefira vidro. Divulgue nossa campanha onde você puder. Use esse selo no seu blog, no seu site no twitter e no facebook.

Fonte:
http://www.otaodoconsumo.com.br/prefira-vidro

Nenhum comentário:

Postar um comentário