quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Culinária Oriental – Segredo da Vida Longa


Os fatores que contribuem para a longevidade oriental são muitos, entre eles a genética, a maneira de lidar com o estresse e a alimentação saudável à base de peixe, soja, arroz, algas, vegetais e frutas. Os japoneses comem porções bem menores, o segredo é comer várias vezes ao dia, em pequenas quantidades. Ao invés de torrar e assar, as japonesas cozinham a vapor, grelham, refogam, cozinham em fogo baixo ou fritam rapidamente em fogo alto. Os japoneses comem arroz em vez de pão às refeições.

Vejamos alguns benefícios dos alimentos utilizados na culinária oriental:
COGUMELOS (champignons, shiitakes e shimejis): excelentes alimentos pelo alto teor de proteínas e fibras alimentares e baixo teor de lipídeos. Revela-se um alto teor de vitaminas do complexo B e fósforo.
ALGAS (Nori, kombu e wakame): Destaca-se pelo baixo teor de gordura e alta concentração de fibra dietética. E também é uma das poucas fontes vegetais de vitamina B12.
PEIXES: Sua carne é privilegiada por ser rica em Ácidos Graxos Ômega 3, um tipo de gordura excelente para saúde.
SOJA (Tofu): É um alimento de alto valor proteico com oito aminoácidos essenciais: contém cerca de 12% de proteína. O tofu também é rico em minerais, principalmente cálcio e fósforo.
CHÁS: o chá é protagonista nas refeições mais comuns. Rico em flavonóides – substâncias antioxidantes – seu consumo diário ajuda a neutralizar os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular precoce.

Esta reportagem vocês também encontrarão na Revista Viva Bem, edição Janeiro 2010, em uma reportagem minha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário