quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Fibras: Aveia e Quinua


As fibras são componentes que se originam de plantas que não são digeridas pelo nosso sistema digestivo. São classificadas de acordo com sua solubilidade em água: SOLÙVEL (dissolvem-se em água) e INSOLÙVEIS (não se dissolvem em água).
Alguns exemplos de fibras que podemos adicionar nas receitas do dia-a-dia são: farinha de maracujá, farinha da banana verde,semente da linhaça, gergelim, flocos de amaranto, de quinua e da aveia.
Além de trazerem benefícios á saúde, as fibras quando ingeridas dão aquela sensação de saciedade, sensação "que demora para fome ou compulsão voltar".
AVEIA: Possui cálcio, ferro, silício, proteínas, carboidratos e vitaminas. A fibra presente na aveia (Beta-glucana), possui diversos benefícios: retarda esvaziamento gástrico, tem ação na regulação do colesterol, protegendo contra doenças cardiovasculares.
QUINUA: é um dos melhores alimentos de origem vegetal, devido ao seu alto valor nutritivo. Possui 20 aminoácidos diferentes e sua composição pode ser comparada ao leite materno.

DICA: COOKIE DE AVEIA OU QUINUA

Ingredientes:
2 ovos
1 xícara de aveia ou quinua em flocos
1 xícara de açúcar demerara
2/3 xícara de nozes e castanhas do Pará trituradas
3 colheres de óleo (dê preferência ao óleo de coco extra virgem)
2 colheres cheias de farinha de arroz
1 colher de canela em pó
1 colher de fermento em pó
Modo de preparo:
untar uma forma com manteiga e pré aquecer o forno. Numa vasilha, misture todos os ingredientes, resultando numa pasta. Se ficar mole, pode acrescentar mais 1 colher de farinha de arroz. Vá colocando em colheradas na assadeira. Asse por 25 minutos. Virar os cookies para dourar do outro lado (aproximadamente 10 minutos).
Bom Apetite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário