quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Verão X Hidratação


Praia, piscina, calor, caminhar, sol...verão....Pensamos muitas vezes em programas de verão, mas esquecemos muitas vezes do mais importante: a água. A hidratação do corpo deve ser mantida e reposta (quando perdida pelo suor), já que possuímos muita água no organismo.
Aproveitar o verão neste calor requer maiores cuidados!!! A hidratação deve ser ponto importante principalmente para os idosos e crianças, também não se esquecendo das gestantes.
Colocar água fresca nas garrafinhas, e andar sempre junto á elas.
O álcool é desidratante. Cuidado!!! A grande preocupação do excesso de bebida alcoólica é o fato de ser o principal causador da desidratação, provocando dor de cabeça, náusea e vômitos. Sempre intercalar uma dose de bebida alcoólica com água mineral ou suco, não beber de estômago vazio e evitar misturar tipos diferentes de bebida.
Além da água mineral, abuse dos sucos de frutas naturais, água de coco, chás gelados (como de gengibre) e água aromatizadas (ex: água com folhinhas de hortelã).
Veja este artigo científico:
A água como um nutriente essencial: a base fisiológica da hidratação
A quantidade de água que realmente precisamos depende das funções da água e dos mecanismos do balanço de regulação da água diariamente. A água tem numerosos papéis no corpo humano. Entre suas ações, a água funciona como construtor material; como um solvente; como um transportador de nutrientes e resíduos; na termoregulação; e como um lubrificante e absorvente de choque.
A regulação do balanço de água é muito precisa. Ambas a ingestão de água e a perda de água são controladas para atingir o balanço hídrico. Pequenas alterações na osmolaridade do plasma são os principais fatores que ativam esses mecanismos homeostáticos. Adultos saudáveis regulam o balanço de água com precisão, mas infantes jovens e idosos têm maior risco de desidratação.
A desidratação pode afetar a consciência e pode induzir a fala incoerente, fraqueza das extremidades, hipotonia dos globos oculares, hipotensão ortostática e taquicardia. As necessidades de água não são baseadas na ingestão mínima devido poder levar ao déficit de água por numerosos fatores que modificam as necessidades de água (o clima, a atividade física, a dieta e etc.). As necessidades de água são baseadas nos níveis de ingestão derivadas experimentalmente que são esperadas para atingir a adequação nutricional de uma população saudável. A regulação do balanço hídrico é essencial para a manutenção da saúde e da vida. Em média, um adulto sedentário deveria ingerir 1.5L de água por dia, como a água é o único líquido com nutrientes que é essencial para a hidratação do corpo.

Referência Bibliográfica:
JéQUIER, E.; CONSTANT, F. Water as a essential nutrient: the physiological basis of hydratation. Eur J Clin Nutr; 64: 115-123, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário