domingo, 2 de maio de 2010

Os Benefícios da Quinua


A Quinua é um grão rico em proteínas, fibras, vitaminas, mineiras e isenta de glúten, podendo ser utilizada por pessoas com doença celíaca.
É uma planta de origem boliviana. No Brasil, há pouco faz parte de nossa alimentação, onde apenas na década de 90 foi introduzida na região do cerrado, numa produção em pequena escala.
A proteína presente na quinua é de alto valor biológico, ou seja, proteína bem aproveitada pelo nosso organismo, devido a sua composição de aminoácidos. Rica em lisina está relacionada ao desenvolvimento da inteligência, rapidez de reflexos e outras funções de memória e aprendizagem.
Auxilia na manutenção da integridade do sistema imunológico e no tratamento de problemas urinários, osteoporose, problemas de fígado, anemia e diabetes.
O consumo regular deste cereal auxilia no bom funcionamento intestinal, devido ao seu alto teor de fibra. Desta forma, também colabora no controle da glicemia.
É encontrado na forma de grãos, flocos e farinha. As formas de preparo são as mais variadas como saladas, massas, bolinhos e tortas de legumes e semelhante ao arroz convencional. No comércio já podemos encontrar produtos a base de quinua como macarrão e barra de cereais, e também na forma orgânica (isenta de produtos químicos).
A QUINUA é tão rica que reune as qualidades dos cereais e dos produtos lácteos.

2 comentários:

  1. Oi, também sou nutricionista e ando leio seu blog, acho muito interessante! Indico muito a quinua para meus pacientes e eles adoram, alguns relatam se sentirem bem melhor depois que iniciaram a ingestão do grão! Parabéns pelo blog...

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Clarissa, realmente a quinua é muito boa.
    Agradeço a visita

    ResponderExcluir