domingo, 3 de julho de 2011

Monotonia alimentar e Baixo consumo de frutas, verduras e legumes levando á um processo inflamatório


A monotonia alimentar, o baixo consumo de frutas, verduras e legumes, o excesso do consumo de alimentos industrializados e distanciamento do preparo das refeições trazem inúmeros transtornos ao nosso organismo, causando desde distúrbios gastrintestinais até processos alérgicos e inflamatórios em geral.
Todos estes fatores ajudam a tornar nosso organismo mais sensível a alimentos que anteriormente nosso sistema imunológico tinha a capacidade de se defender, tanto pelo seu baixo consumo, quanto pelo equilibrio do organismo para lidar com esses alimentos.
Um comportamento alimentar desequilibrado, como por exemplo: um alto consumo de proteínas de dificil digestão, além de causar processos inflamatórios locais (parede intestinal) e sistêmicos (organismo em geral), também causam carências nutricionais e intereferm na formação e ação de hormônios, enzimas, neurotransmissores e células de defesa.
Já está mais do que na hora de pensar na qualidade da alimentação. È preciso resgatar hábitos antigos e também resgatar o prazer de cozinhar.Utilizar alimentos naturais em receitas práticas e nutritivas.

3 comentários:

  1. Nossa Ana Valéria, parabéns pelo blog. Realmente muito bom, através da funcional você está conseguindo trazer assuntos que muitos desconhecem e que são tão importantes!!! Eu sou pós graduanda em nutri funcional pela VP e também tenho um blog com esse mesmo objetivo, divulgar para as pessoas como a alimentação pode ser maravilhosa para a nossas vidas (ou um veneno)!!!
    Abraços.
    Juliana (www.nutrindopordentroeporfora.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  2. que bom Juliana...tenho a nutrição como uma profissão, mas também como uma missão...missão de expandir o conhecimento e divulgar a nutrição funcional...vou seguir seu blog. bjs Ana Valéria

    ResponderExcluir
  3. Ola tenho um filho de 2 anos e 4 meses q entrou nessa monotonia alimentar, ele nao aceita outros tipos de alimentos a nao ser oq ja está acostumado, que geralmente são sopas com muitos legumes, e macarrão com carne, suco só aceita laranja limao e acerola, nao come fruta , preciso de ajuda pois nao estou conseguindo introduzir outros alimentos pq ele se recusa, ja tentei deixar " com fome" p ver se aceita mais se nao for oq ele ta acostumado ele fica o dia intero sem comer se problema nenhum...meu email lary_nicolini@hotmail.com

    ResponderExcluir